Procedimentos

Polipectomia

Polipectomia

A polipectomia é a retirada de lesões superficiais (também denominadas de pólipos) que são formadas por aglomerados de células que crescem em uma mucosa e que podem ser de caráter benigno ou maligno.
As lesões que se formam no estômago são consideradas mais raras. Já as de cólon se formam no aparelho intestinal são mais comuns. A maioria das lesões superficiais é de ocorrência benigna, mas a sua retirada é importante para evitar algumas doenças futuras.

A polipectomia tem como objetivo a retirada de pólipos benignos ou malignos do aparelho digestivo, através da endoscopia digestiva.


Os pólipos, em sua maioria, são benignos, mas a indicação da comunidade médica sempre é de remoção para evitar que, com o tempo, eles se desenvolvam e se tornem cancerosos, como o câncer colorretal, doença grave e que geralmente apresenta sintomatologia somente em seus estágios mais avançados.

A remoção dos pólipos através da polipectomia ocorre durante o procedimento de endoscopia digestiva alta ou colonoscopia. Tais procedimentos consistem na inserção do endoscópio, um aparelho tubular com uma câmera em uma de suas extremidades, onde são acoplados diversos laços metálicos que estão ligados a um aparelho de eletrocoagulação.


Dessa forma, ao inserir o tubo do endoscópio ou colonoscópio e alcançar o local de retirada dos pólipos, os laços já cauterizam o tecido e fazem a remoção do pólipo. As peças utilizadas para laçar são todas descartáveis e estéreis, e o processo é totalmente indolor ao paciente.

Os pólipos podem se formar em qualquer pessoa e nos mais variados locais do organismo. Porém, no trato gastrointestinal, existem algumas coisas que podem predispor a sua ocorrência, como:


· Sobrepeso ou Obesidade
· Diabetes do tipo II não controlada corretamente
· Uso excessivo de álcool ou tabaco
· Alimentação rica em gordura, enlatados e embutidos
· Dietas pobres em cálcio, frutas e vegetais
· Histórico familiar de câncer colorretal, colite ou pólipos
· Doenças como, Colites, Síndrome de Gardner, Síndrome de Lynch, Síndrome de Peutz-Jeghers e Polipose adenomatosa familiar
· A idade também é um fator que aumenta a predisposição do surgimento de pólipos, por isso os exames endoscópicos devem ser realizados acima de 45 anos

Durante o procedimento, algumas complicações podem ocorrer (perfuração, hemorragia, entre outros), que podem ser tratados durante a própria endoscopia. Na ocorrência de insucesso do tratamento endoscópico, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para resolução do problema.

plugins premium WordPress