Procedimentos

Ligadura Elástica de Varizes de Esôfago

Ligadura Elástica de Varizes de Esôfago

A ligadura elástica é considerada o tratamento endoscópico preferencial das varizes de esôfago. As varizes são veias dilatadas que podem surgir em doenças que fazem aumentar a pressão nas veias do sistema porta, sendo o exemplo mais frequente a cirrose hepática. Quando calibrosas e/ou associadas a uma função hepática comprometida, estas varizes podem se romper levando a graves sangramentos.

O procedimento pode ser realizado tanto para a prevenção de uma primeira ruptura quanto para tentar fazer cessar um sangramento vigente. Em pessoas que já sofreram um episódio de hemorragia varicosa, será indicada a terapia com ligadura para reduzir o risco de novos sangramentos. Há também medicamentos utilizados para reduzir chances de sangramento.

O procedimento é realizado sob sedação. É executada uma endoscopia habitual para se identificar os cordões varicosos e planejar a estratégia da sessão de tratamento. Então o dispositivo de ligadura elástica é conectado à ponta do aparelho, ficando a manopla de disparo dos elásticos sob controle do endoscopista.

Após a introdução do aparelho o endoscopista identifica as varizes e aspira o ponto a ser ligado para dentro do dispositivo. Após isto, dispara o dispositivo de ligadura soltando o anel de borracha, que estrangula a porção da variz que foi aspirada.

Este estrangulamento faz a variz diminuir de tamanho até “secar”. Este processo dura cerca de 2 semanas. Cada sessão costuma durar cerca de 30 minutos, e as sessões são repetidas geralmente a cada 15 a 30 dias até o desaparecimento das varizes. Geralmente são necessárias de 3 a 6 sessões para o tratamento completo.


Após o procedimento o paciente pode sentir um certo desconforto para engolir, que é esperado e passa em cerca de 3 dias. Por isto, neste período o paciente deve fazer dieta liquida e depois pastosa. Também deve evitar alimentos e líquidos quentes que podem fazer soltar os anéis de borracha antes do tempo e predispor a sangramento.

A presença de um acompanhante maior de idade desde o momento da chegada até o término do procedimento é condição indispensável para a execução da ligadura de varizes. No caso de pacientes com menos de 18 anos, o acompanhante obrigatoriamente precisa ser um responsável legal.


Para se submeter à ligadura de varizes, o paciente deve ter resultados recentes de hemograma, tempo de protrombina (TAP) e contagem de plaquetas. Além disso, é interessante apresentar exames de endoscopia anteriores.


Na véspera do procedimento
O paciente deve fazer um jantar leve, evitando comida gordurosa.


No dia do procedimento
Jejum de pelo menos oito horas.


Ao término do procedimento, o paciente será liberado após a recuperação, o que costuma levar de meia a uma hora.

 

Cuidados pós procedimento

  • Devido ao uso de anestesia, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após a ligadura de varizes esofágicas. Pelo mesmo motivo, durante um período de aproximadamente oito horas depois do procedimento, o indivíduo não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes.
  • A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia.
  • O paciente deve repousar no restante do dia, alimentando-se conforme recomendação médica.
  • Nos 3 dias após o procedimento o paciente deve fazer dieta ingerindo apenas líquidos e pastosos. Também deve evitar alimento e líquidos quentes.
  • Também não deve realizar atividade física ou carregar peso por no mínimo 3 dias.
  • Na presença de dor intensa, sangramento, falta de ar ou de qualquer outro sintoma não usual, deve entrar em contato com local onde foi realizado o procedimento.
plugins premium WordPress